Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


O que é probabilidade? Divisão dela e os grandes matemáticos

Perguntas e respostas sobre o que é probabilidade e quando essa surgiu a noção? Quais são os grandes estudiosos que se interessaram pela probabilidade?

Página Inicial / Educação Básica

O que é probabilidade?

A probabilidade é basicamente o grau de segurança com que se pode acontecer algum fato, é a chance que existe de determinado acontecimento se concretizar. A ideia das teorias da probabilidade é tentar quantificar a noção do que é provável.

Quando surgiu a noção de probabilidade?

Não há uma forma de saber ao certo quando foi que ocorreram os primeiros estudos sobre probabilidade, mas há indícios de que tenha sido na Idade Média. Jogos de apostas que envolvem a questão da probabilidade de vencer ou perder existem há muito tempo. Sendo assim, a prática de deduzir através de fatos anteriores e atuais o que pode acontecer no presente, é milenar.

Quais são os conceitos da probabilidade?

A probabilidade geralmente é divida em dois conceitos:

  • Probabilidade de frequência ou probabilidade aleatória: essa representa uma série de acontecimentos futuros que são definidos com base em fenômenos físicos aleatórios. Esses fenômenos podem ser divididos entre os que são previsíveis com o recurso de algum tipo de estudo, pesquisa ou acontecimentos anteriores, e fenômenos que são puramente imprevisíveis como um decaimento radioativo ou desastres físicos urbano-ambientais.
  • Probabilidade epistemológica ou probabilidade Bayesiana: esse conceito representa nossas incertezas em relação a algo que ouvimos de outros, notícias, histórias ou dados, por exemplo, determinar o quão “provável” é que uma pessoa tenha feito sua tarefa ou não.

Quais são os grandes estudiosos que se interessaram pela probabilidade?

Grandes matemáticos se interessam em estudar as ideias de probabilidade para aprofundar seus conhecimentos e respirar novos ares. Entre eles estão:

  • Blaise Pascal (1623 – 1662);
  • Pierre de Fermat (1601 – 1655);
  • Christiaan Huygens (1629 – 1695);
  • Jacob Bernoulli (1654 – 1705);
  • Pierre, Simon Laplace (1749 – 1827);
  • Carl Friedrich Gauss (1777 – 1855) e outros que, de certa forma, contribuíram para o avanço desses estudos.

Qual é a origem da palavra probabilidade?

Essa palavra, assim como muitas outras que usamos diariamente em nosso cotidiano, veio do Latim probare (provar ou testar).

O que são as distribuições de probabilidade?

São funções que determinam possibilidades para acontecimentos ou proposições, por exemplo, em determinado evento, a probabilidade de ocorrer um acontecimento x é menor, e em outro evento a possibilidade de ocorrer o mesmo acontecimento é maior.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes