Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Matriz energética brasileira. Proinfa, Procel e Plano de Energia

Perguntas e respostas sobre matriz energética brasileira. O que é o Proinfa da matriz energética brasileira? Como funciona o Procel? O que é o Plano Nacional de Energia - 2030

Página Inicial / Política

O que é á matriz energética brasileira?

Á matriz energética no mundo renovável e industrializado busca 45,3% de recursos da biomassa, etanol e hídricos. O resto da rentabilidade vem de recursos eólico e solar.

O que é o Plano Nacional de Energia – 2030

O Plano Nacional de Energia – 2030 é um modelo brasileiro com uma expansão potencial bastante forte, que traz investimentos a longo prazo a estimativa é de 353 bilhões em aportes privados e públicos que servem para ampliar o parque energético nacional.

Quais os recursos públicos disponibilizados para a matriz energética brasileira?

O principal dos recursos é o PAC (programa de aceleração do crescimento), para ajudar a alavancar a economia, para a matriz energética brasileira está disponibilizado 83 bilhões, mais estimativas apontam que só um terço de toda potência hidráulica e nacional está em utilização, os projetos são utilizar recursos públicos para instalar usinas de grande porte na região amazônica, e outros 23 bilhões devem ser usados para fins de biocombustível.

Qual a força que tem o etanol brasileiro produzido pela matriz energética brasileira?

Em 2008 a produção alavancou 27 bilhões de litros de etanol e até o ano de 2015 o propósito é chegar á 37 bilhões de litros devido aos investimentos de crescimento que estão sendo realizados pela matriz.

O que é o Proinfa da matriz energética brasileira?

O Proinfa é um programa de incentivo de fontes de energias elétricas, foi criado em 2002 seu objetivo é desenvolver fontes renováveis de energia para que se possa produzir eletricidade e utilizar os próprios recursos nacionais. O programa cuida da diminuição de gases poluentes e efeito estufa.

Como funciona o Procel da matriz de energia elétrica brasileira?

O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica conhecido pela sigla Procel tem o slogan “energia é dinheiro e não deve ser desperdiçado” seu objetivo é diminuir o desperdício de energia elétrica no país, busca aumentar a eficiência no setor elétrico e tem como metas: Segurança energética, redução de impactos ambientais, parâmetros de incorporação e buscar mais eficiência na área de economia.

Como é o Programa Luz Para Todos?

No ano de 2003 o governo adotou um desafio que era levar luz elétrica para todos os habitantes do país, como inicio o programa levou luz elétrica para cerca de 10 milhões para pessoa do meio rural até em 2008 e foi alcançado devido aos investimentos feitos pelo governo federal e o restante governos estaduais. Na prática o programa fez uma revolução oferecendo oportunidades para desenvolvimento de lugares remotos. Com o sucesso o programa luz para todos de responsabilidade da matriz energética brasileira estendeu-se até 2010.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes