Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Países do Mercosul. Membros, associados e observados

Perguntas e respostas sobre o Mercosul e os países que fazem parte do bloco da América do Sul. Veja a relação dos países e algumas informações sobre cada um deles.

Página Inicial / Política

Quando o Mercosul foi criado?

O Mercado Comum do Sul ou Mercosul foi criado em 26 de março de 1991, quando os presidentes do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai assinaram o Tratado de Assunção.

Quais países faziam parte da versão original do Mercosul?

O bloco foi criado por quatro países apenas, sendo eles o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Depois ocorreram mudanças e outros países foram admitidos.

Quais países foram adicionados posteriormente ao Mercosul?

A Venezuela foi adicionada como membro em 31 de julho de 2012 e este é oficialmente o único país que é considerado membro do bloco econômico.

Quais são os países associados?

Existem cinco países que são associados, sendo eles:

  • Chile – 25 de junho de 1996
  • Bolívia – 17 de dezembro de 1996
  • Peru – 2003
  • Colômbia e Equador – 2004

Quais são os países podem ainda ser adicionados?

Existe a possibilidade da inclusão da Nova Zelândia e do México, que estão com status de países observados ou que podem no futuro vir a fazer parte do bloco econômico.

Qual a importância de cada país?

O Brasil tem a maior economia e é o maior consumidor também, desta forma ele desempenha não só um papel importante, como tem uma posição de liderança no bloco.

A Argentina, com todos os problemas que o país enfrenta é também um membro bastante estratégico e também exerce um importante papel dentro do bloco.

Uruguai e Paraguai, são países menores e talvez mais beneficiados com o bloco, pois recebem de certa forma a proteção dos maiores e gozam de terem livre acesso aos demais mercados dos países membros.

A Venezuela é o mais emblemático de todos, pois apesar de ser muito estratégico, principalmente pelo fato de ser grande produtor de petróleo, é muito instável politicamente.

Qual o futuro do Mercosul?

Deve seguir um padrão de rodadas de negociações e possivelmente a inclusão de novos membros, mas com poucas chances de grandes progressos, dada a limitação econômica dos países envolvido e as muitas diferenças políticas de cada um.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes