Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Partidos políticos. Classificação, categorias e os mais conhecidos

Perguntas e respostas sobre quais são os partidos mais conhecidos no Brasil e suas orientações políticas principais. O que é um partido a sua história. Veja as respostas.

Página Inicial / Política

O que é um partido político?

Em termos gerais, um partido político se caracteriza como uma organização, burocrática, legal, de pessoas que partilham de interesses e concepções ideológicas em comum. Visam alcançar o poder público para nele exercerem o que compreendem ser o mais vantajoso para determinado grupo social.

Como eles se constituem?

A base fundante de todo partido político é a participação voluntária de sujeitos que veem na política um modo de expressar e garantir direitos a classe civil. Na tentativa de influenciar os rumos políticos e econômicos de uma região, estado, município ou país.

Qual a história dos partidos políticos no Brasil?

A história do Brasil nos mostra que existiu uma duradoura bipolarização dos partidos políticos. Tem seu início no período do Brasil Império até o fim do período da ditadura civil militar, em 1979. Em 1980 iniciou-se o processo de reabertura democrática restaurando-se o pluripartidarismo, ou seja, a possibilidade da formação de múltiplos partidos políticos com posições políticas diversas.

Quais as orientações políticas no Brasil?

São partidos que têm diferentes posições ideológicas. Existem três grandes grupos com eixos político-ideológicos diferentes no Brasil e que de certa forma moldam os caminhos da democracia brasileira, são eles:

  • Os de inclinações ideológicas de direita que tem por base o movimento político nos moldes do neoliberalismo e livre mercado;
  • Os democratas ou centristas que estão na coalizão entre partidos denominados de direita e de esquerda. Em geral são partidos que se vinculam a outros partidos de acordo com a barganha de interesses;
  • Os de inclinação de esquerda. São partidos que têm por base a luta de classes e a instauração da participação do povo nas decisões políticas. Transitam entre ideologias socialistas, trabalhista e comunista.

Quais são os partidos mais conhecidos no Brasil?

São eles: PDT – Partido Democrático Trabalhista, PR – Partido da República, PP – Partido Progressista (ex-PPB), PSDB – Partido da Social-Democracia Brasileira, PRP – Partido Republicano Progressista, PPL – Partido Pátria Livre, DEM – Democratas – Antigo PFL (Partido da Frente Liberal), PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro, REDE, PV – Partido Verde, PDT – Partido Democrático Trabalhista, PPS – Partido Popular Socialista, PT – Partido dos Trabalhadores, PSTU – Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado, PTB – Partido Trabalhista Brasileiro, PCB – Partido Comunista Brasileiro e PSOL – Partido Socialismo e Liberdade.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes