Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Presidentes do Brasil. Partido que mais elegeu, impeachment e mais

Perguntas e respostas sobre quais foram os presidentes do Brasil, qual o partido mais eleito na história do país, qual o presidente eleito com mais votos, entre outras perguntas.

Página Inicial / Política

Quais foram os presidentes do Brasil?

O Brasil já teve um total de 35 presidentes, sendo 23 eleitos diretamente e 13 indiretamente, e duas juntas governamentais, formadas por 3 pessoas.

Quais foram as formas de governo implementadas por eles?

O Brasil já passou por períodos republicanos e ditatoriais desde a proclamação da república. De 1889 a 1930, na primeira república, o regime republicano presidencialista foi implantado. De 1930 a 1946 foi a era Vargas, em que uma ditadura estava vigente. Após 1946 até o ano 1964 o brasil foi uma república presidencialista, sendo que de 1961 a 1963 o país foi uma república parlamentarista. De 1964 a 1985 o Brasil estava sob regime de uma ditadura militar, e do fim dela até o dia presente vivemos uma república presidencialista.

Qual o partido mais eleito na história do país?

O partido político mais eleito na histrória do país é o PSD (Partido Social Democrático), tendo como representantes: Eurico Gaspar Dutra, Carlos Luz, Nereu Ramos, Juscelino Kubitschek e Ranieri Mazzilli.

Qual o presidente eleito com mais votos?

Luiz Inácio Lula da Silva foi o presidente mais votado na história do país e o segundo mais votado no mundo. Com um total de 52,7 milhões de votos (61,3% dos votos válidos), Lula foi o primeiro presidente considerado de esquerda a assumir o país. Ronald Regan é o único presidente afrente de Lula na contagem dos votos, totalizando 54 milhões de eleitores.

Quantos já sofreram impeachment?

Fernando Collor foi o único presidente a sofrer impeachment na história do país, sendo indiciado e preso por corrupção.

Quais presidentes já foram depostos do cargo ou eleitos indiretamente?

De 1894 até 1930 o país foi governado por Presidentes de diversos partidos eleitos diretamente, seguindo a sucessão de Deodoro da Fonseca para Floriano Peixoto. O último a governar por esse período foi Washington Luís, já que Júlio Prestes não pode assumir o cargo devido ao golpe de estado imposto por Getúlio Vargas. A Era Vargas durou 15 anos sob seu comando, até que se institui a segunda república brasileira, que teve os governos de Carlos Luz, Nereu Ramos e Ranieri Mazzilli. A era terminou em 1964, com a implantação da ditadura militar, em que todos os presidentes foram eleitos indiretamente. Após o fim da ditadura, em 1985, se instituiu a nova república Em que Tancredo Neves e José Sarney foram eleitos indiretamente, mas Tancredo não chegou a tomar posse. Fernando Collor, também neste período, foi deposto.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes