Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Proselitismo político, judaico e ditador. Sete Leis de Nôach

Perguntas e respostas sobre proselitismo. Como é o proselitismo político e judaico? Quando uma pessoa pode praticá-lo? Quais são as "Sete Leis de Nôach"?

Página Inicial / Política

O que é proselitismo?

Proselitismo é a ação ou empenho de tentar converter uma ou várias pessoas em prol de determinada causa, doutrina, ideologia ou religião, ou seja, proselitismo é você defender uma ideia, falar sobre essa ideia tentando convencer outras pessoas sobre essa ideia que você tenha. Não precisa necessariamente ser uma ideia religiosa, qualquer ideal ou qualquer coisa que você esteja tentando convencer outra pessoa a mudar seu pensamento ou seu modo de vida conta como proselitismo.

Quando uma pessoa pode praticar o proselitismo?

Uma pessoa pode estar praticando proselitismo em várias áreas, por exemplo:
Uma pessoa pode estar tentando convencer a outra a se alimentar com produtos Vegetarianos, querendo impedir que essa pessoa consuma produtos de origem animal demonstrando os contras da alimentação que a pessoa tenha.
Pode estar tentando convencer uma pessoa a mudar de religião, alegando que a sua religião é a correta e todos devem segui-la pois, as outras estariam erradas.
Pode tentar orientar a pessoa a seguir determinada orientação política, dizendo para votar e tal partido.
Etc.

Quando o proselitismo pode ser um problema?

Defender idéias faz parte de uma sociedade. Pessoas pensam e vivem de forma diferentes então, é comum que pessoas discutam de forma ética sobre diferenças sociais. Porém há alguns casos especiais em que o proselitismo pode se tornar uma problema quando:
Há o proselitismo sem noção. Que não está em momento, hora ou situação inadequada. Por exemplo, pessoas que batem de porta em porta para fazerem proselitismo. Quer falar sobre o assunto o tempo tido, em todos os lugares, com pessoas que não estão interessadas.

O que é proselitismo ditador?

O proselitismo ditador é aquele que não se contenta somente em tentar convencer outra pessoa, ele quer tentar impor a ideia a outra pessoa. O proselitismo ditador quer que aja aceitação imediata de qualquer forma ao modo de pensar dele e principalmente, não aceita críticas. Ele quer falar, e em nenhum momento a outra pessoa pode discordar.

Como é o proselitismo político?

As campanhas eleitorais estão repletas de proselitismos políticos e partidários, pessoas que utilizam de práticas que fogem à ética e à moral, na tentativa de conseguir novos votos ou mais pessoas para lutar pelos objetivos de um mesmo partido político. Os proselitistas utilizam de argumentos agressivos, apelativos e sensacionalistas com a intenção de conseguir atingir os seus objetivos.

Como é o proselitismo judaico?

Os judeus seguem as “Sete Leis de Nôach”, como sendo a verdade absoluta e que devem ser obedecidas por todos os seres humanos que, de acordo com a ideia judaica, são descendentes de Nôach. São Leis extremamente rígidas e que os privam de muitas coisas. Segundo eles seriam obrigatório que todos os seres humanos as seguissem.

Quais são as “Sete Leis de Nôach”?

As Sete Leis de Nôach são:

Não matar
Não roubar
Não adorar falsos deuses
Não ser sexualmente imoral
Não comer o membro de um animal antes que este seja morto
Não blasfemar
Estabelecer cortes e levar os ofensores à justiça.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes