Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Miopia: Quais as suas causas e como corrigir, lentes, cirurgia e óculos

Perguntas e respostas sobre o que é miopia? Quais são as suas causas? Como detectar e corrigir? Como são feitas as lentes e a cirurgia? Veja as respostas nesta FAQ.

Página Inicial / Saude

O que é miopia?

É uma deficiência ocular que transforma objetos distantes em borrões. Ou seja, um míope tem dificuldades em focar objetos que se encontram em longa distância.

Quais são as suas causas?

Curvatura disforme da córnea ou deformidade do globo ocular, o que dificulta a formação da imagem na área correta. Ou fatores externos, tal como o ambiente. Se um adolescente, por exemplo, senta-se longe do quadro negro na sala de aula, eventualmente ele terá de forçar os olhos para enxergar melhor o que está escrito no quadro. Isto pode acarretar na miopia. Ou seja, o esforço ocular é uma possível causa.

Como detectar a miopia?

Ao perceber que existe uma certa dificuldade de enxergar o que está longe, deve direcionar-se a um oftalmologista para um diagnóstico mais preciso. No caso de crianças, os testes de visão devem ser efeituados pelo pediatra.

Como corrigir?

Para a imagem de formar com exatidão é necessário que luz chegue corretamente até a retina, para isto, no caso dos míopes, é necessária a utilização de lentes divergentes. Podem ser utilizados lentes de contato ou óculos.

Como são feitas as lentes?

Se for cristal ou vidro, grossas fatias do material são cortados e aquecidos até tornarem-se modeláveis. Em seguida, são postos em um molde específico para determinar o tamanho e espessura da lente. Logo após, lixa-se as superfícies das lentes com silício ou esmeril áspero para chegar ao formato final. Por fim, reduz-se as bordas para fazer com que os raios de luz incidam e se concentrem num ponto específico: a retina.

No caso de lentes de contato (que geralmente são produzidas a partir do hidrogel), polímeros são aplicados em um molde para gerar lentes de estrutura gelatinosa e com as características desejadas. Em seguida, passam por um processo de centrifugação, onde chegarão à curvatura interna ideal.

Como é feita a cirurgia?

Consiste em remodelar a curvatura da córnea. Os tipos de cirurgia podem ser LASIK, LASEK, PRK, implante de lente intra-ocular. Todas apresentam riscos à saúde, podendo causar infecção, cicatrizes na córnea, visão turva e cegueira.

Quando os óculos surgiram?

No ano 1000, o matemático Alhazen criou uma teoria sobre a reação das luzes em contato com espelhos e como isso interage com o olho humano. Na Alemanha, no século XIII, foi-se criado o primeiro óculos feito com aros de ferro, semelhantes à um compasso, porém não possuíam estruturas para sustentar o óculos no rosto.

No século XVIII, os óculos que é conhecido hoje em dia (com duas lentes e hastes de sustentação) foi produzido por Benjamin Franklin.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes