Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Calculadora. Tipos e calculadora do Windows

Perguntas e respostas sobre calculadora. Como acessar o recurso do Windows e quais os tipos existem? Quando comprar um modelo físico, entre outras perguntas e respostas.

Página Inicial / Tecnologia e Internet

O que é uma calculadora?

Calculadora é um dispositivo ou um software que realiza operações matemáticas básicas como adição, subtração, multiplicação e divisão, além de outras operações dependendo do modelo e das funções que foram programadas nela.

Como acessar a calculadora do Windows?

O caminho mais simples é o seguinte: Pressione o botão Windows no seu teclado (é aquele que tem a bandeirinha do Windows e geralmente fica entre as teclas CTRL e ALT). Depois disso, digite calculadora e você notará que ele irá procurar e mostrar o ícone da calculadora. Basta clicar nela e ela abrirá.

Mas e no caso do Windows 8?

Faça o mesmo procedimento acima. Você notará que logo que começar a digitar ele acionará a busca automaticamente na barra lateral direita.

Quais os tipos existem?

Muitos. Como explicado acima, ao criar o dispositivo ou o software, o criador decidirá quais funções implementar e isto irá definir os tipos. Normalmente, as mais conhecidas são:

  • Calculadora básica. Tem as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
  • Calculadora Científica. Tem funções para cálculos científicos, como cálculos trigonométricos (seno, cosseno e tangente de ângulos em radianos ou graus), cálculo de logaritmos, raízes quadradas, potências etc. Além disso, há a possibilidade da montagem de expressões com parênteses, realizando, por exemplo, uma soma antes de uma multiplicação;
  • Calculadora Financeira, como a famosa HP 12c, por exemplo.
  • Entre outras

Como fazer o cálculo de uma raiz quadrada na calculadora científica?

Para calcular uma raiz quadrada, basta digitar o número e, em seguida, apertar o botão da raiz (√). O resultado é mostrado automaticamente.

Como calcular o quadrado de um número na calculadora científica?

Para calcular o quadrado de um número, basta digitar o número e, em seguida, apertar o botão da potenciação (x²). O resultado é mostrado automaticamente.

Como calcular seno, cosseno e tangente de ângulos na calculadora científica?

Dependendo da calculadora, o cálculo das funções trigonométricas é realizado tomando como base valores em radianos ou em graus. Sabendo que o cosseno de 60° é ½, experimente digitar o número 60 e, em seguida, clicar na tecla “cos”. Se o resultado for 0,5, a calculadora realiza os cálculos de ângulos em graus. No entanto, se o resultado for -0,95, a calculadora realiza os cálculos de ângulos em radianos. Para quaisquer ângulos, apenas digite o número e, em seguida, a tecla da função que deseja calcular, seno, cosseno ou tangente (sin, cos, tan).

Como calcular uma expressão mais longa na calculadora científica?

Pelas regras matemáticas, as operações de multiplicação e divisão são sempre efetuadas antes das operações de adição e subtração, mesmo que estas venham antes daquelas. Para realizar uma soma antes de uma multiplicação, por exemplo, faz-se necessário o uso de parênteses. Por exemplo: deseja-se calcular o resultado de (3+4) *5. Se a operação for realizada sem parênteses, o resultado será 23, pois a calculadora efetuará primeiro a multiplicação e depois a soma. Para obtermos o resultado certo, devemos adicionar os parênteses ( ), presentes nos botões da calculadora científica. Então, o resultado será 35, isto é 7 (3+4) vezes 5.

Como calcular logaritmos na calculadora científica?

É importante saber que a tecla log das calculadoras científicas calcula apenas logaritmos na base 10. Por exemplo: para calcular o logaritmo de 100 na base 10, basta digitar 100 e apertar o botão log. O resultado será 2, pois 10² = 100. Para efetuar cálculos de logaritmos em outras bases, deve-se utilizar a propriedade da mudança de base. Tomemos como exemplo o logaritmo de 64 na base 2. Ele pode também ser expresso como o logaritmo de 64 dividido pelo logaritmo de 2, ambos na base 10. Então, para efetuar o cálculo, basta abrir parênteses, digitar 64, apertar o botão log, fechar parênteses, apertar o botão de divisão, abrir parênteses, digitar 2, apertar o botão log, fechar parênteses e apertar o botão de igual (=). O resultado, no caso, será 6, pois 2 elevado a 6 é igual a 64.

Mas as calculadoras estão limitadas a isto?

Não. Existe diversas aplicações ou métodos que também são considerados calculadoras, como a calculadora de calorias, de dias férteis, de tempo, temperatura, entre outras.

O que é um software de calculadora?

São programas criados para serem executados no computador ou em dispositivos móveis. A vantagem deste tipo de programa é que ele é virtual e com isso dispensa o fato de você precisar ter ou carregar um aparelho físico como era muito comum antigamente. Os celulares têm calculadora, penso que todos os modelos têm, os computadores pessoais e tablets também tem, muitos relógios também e assim por diante. Com isso é possível encontrar uma sempre perto.

Como é programada uma calculadora?

As calculadoras podem ser programadas em diversas linguagens de programação, utilizando comandos básicos e algoritmos simples. Na linguagem Fortran, por exemplo, a forma mais simples de se construir uma calculadora básica é declarando quatro variáveis, sendo três delas obrigatoriamente reais. As variáveis reais são referentes aos dois números que o usuário digitará e ao resultado da conta. A quarta variável é referente à operação que será realizada. O usuário do programa escolhe qual operação deseja fazer (adição, subtração, multiplicação ou divisão), digitando, por exemplo, o símbolo da operação (+, -, *, /). A depender do símbolo, caractere ou número digitado, o programa realizará determinada operação, graças a uma série de “ifs” encadeados. Em seguida, o usuário digita os números e o computador calcula o resultado, o qual é impresso na tela. Observe o algoritmo utilizado:

program calculadora

implicit none

real:: a, b, ope

integer: op

print*,”Qual operação deseja efetuar?”

print*,”Digite 1 para adição, 2 para subtração, 3 para multiplicação e 4 para divisão.”

read*, op

print*,”Digite dois números.”

read*, a, b

if (op==1) then

ope=a+b

else if (op==2) then

ope=a-b

else if (op==3) then

ope=(a*b)

else if (op==4) then

ope=a/b

end if

print*,”O resultado da operação é‚ “, ope

read*

end program calculadora

Quando comprar um modelo físico?

Existem casos onde não é possível usar os modelos de softwares ou o seu uso não é uma opção. Empresas, por exemplo preferem o modelo físico, por ser mais práticos, especialmente os modelos grandes. Em escolas também nem sempre é permitido usar celular, mas as vezes a calculadora física por ser usada, quando o professor autorizar na realização de provas de matemática ou física, por exemplo.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes