Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Médico pneumologista, o que faz, áreas e rede pública

Perguntas e respostas sobre o médico pneumologista. O que é necessário para tornar-se um especialista nesta área? Dentro da pneumologia, há áreas específicas de atuação e qual a formação necessária.

Página Inicial / Trabalho e Profissão

O que faz um pneumologista?

Um pneumologista é um médico especializado em na área de pneumologia. Ou seja, é um médico que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças do sistema respiratório, com ênfase nos pulmões.

Qual a formação necessária?

Já que é um profissional que no campo da medicina, é necessário que o profissional seja graduado em Medicina – curso que deve obrigatoriamente ser reconhecido pelo Ministério da Educação – com duração aproximada de seis anos, e se especializar (residência) em doenças do sistema respiratório, atividade que leva em média três anos.

O profissional médico que pretende se especializar em pneumologia deve contar com uma série de competências e habilidades, muitas delas aprendidas com o exercício da atividade profissional durante a residência. É imprescindível que o pneumologista conheça profundamente radiologia pulmonar, pois ela é responsável por grande parte dos diagnósticos. Além disso, conhecimentos em microbiologia e infectologia, problemas causados por uso de cigarro e outras drogas inaláveis, bem como por poluição, são necessários para o exercício satisfatório da atividade profissional.

Dentro da pneumologia, há áreas específicas de atuação?

Sim. O médico pode se especializar em somente um tipo de doença, como câncer pulmonar, ou mesmo em uma faixa etária específica, como médicos pneumologistas que atuam com geriatria, isto é, se dedicam a pessoas da terceira idade.

Qual a média salarial?

Assim como em todas as carreiras, o salário inicial não é muito atraente quando comparado a quantidade de anos dedicados ao estudo, ficando por volta de R$2.500,00. No entanto, e conforme o profissional avança na carreira, esse salário pode tornar-se muito superior.

Há vagas na rede pública de saúde para esta especialidade?

Sim, os concursos públicos fornecem uma quantidade considerável de vagas. Porém, quando comparado a outras especialidades, o pneumologista ainda tem pouco espaço, além de, como já dito, o salário inicial não ser tão atraente. Uma ótima opção para os profissionais que pretendem ingressar na área é, além de garantir um cargo no SUS – Sistema Único de Saúde -, trabalhar para a rede privada de saúde ou montar um consultório próprio.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes