Inglês: Frequently Asked Questions

Português: Perguntas mais Frequentes

 


Profissão de freira. Requisitos e dúvidas

Perguntas e respostas sobre a profissão de freira. Quais são os requisitos para ser uma freira? Como faço para ser uma freira e como funciona o processo. Veja a nossa FAQ a respeito.

Página Inicial / Trabalho e Profissão

O que é?

A Freira é uma mulher que pertence a uma ordem religiosa e que foi consagrada por ela, mulher que abdicou da vida comum e do casamento para morar em um Convento ou Mosteiro e servir a sua vida à Igreja Católica, seguidora de uma vida monástica com modéstia e discrição, onde geralmente ela atua em conjunto com outras freiras em comunidades específicas, obedecendo a um conjunto de regras entre quais, abnegação, renúncia, desprendimento ou desapego dos bens materiais a serviço de uma causa, assim como ao voto de castidade e muitas vezes a sua vida social se resume aos momentos em que está prestando serviços religiosos, como aulas de religião e práticas de caridade, entre outras atividades neste mesmo sentido.

Quais são os requisitos para ser uma freira?

Normalmente, as moças ou senhoras que escolhem ser freiras dizem ter escolhido tal rumo para as suas vidas devido a uma “vocação” para servir a Deus. Então, basicamente, são pessoas que já estão habituadas às práticas da Igreja Católica e que já vivem uma vida religiosa.

A instituição Católica também exige que a freira tenha entre 18 e 40 anos, seja solteira e sem dívidas. As viúvas são consideradas solteiras para a igreja, assim como as mulheres que tiveram o seu casamento anulado. Ao assumir o compromisso de ser uma freira, a mulher tem de fazer o voto de castidade, voto de pobreza e de obediência, além de ela não poder ter dependentes.

Madre e freira é a mesma coisa?

Madre é o título que se dá a freira quando esta é elevada à categoria de superiora em um convento. Uma freira não é uma madre, porém para ser madre precisa antes ser uma freira.

Qual a diferença entre e noviça e freira?

Noviça é a designação dada a mulher que está se preparando no noviciado, que é o período de aprendizado e formação religiosa a que submetem-se aqueles que querem professar uma fé, este período precede á emissão de seus votos. Enquanto freira é a noviça já consagrada.

Quais formas de tratamento devemos usar para uma freira?

O tratamento que devemos nos dirigir a uma freira é o de irmã, quando a enviamos uma carta devemos escrever “Exma Irmã” e também quando nos dirigimos a uma freira de idade avançada é comum o tratamento de madre.

Freira é um termo usado apenas pela Igreja Católica? Não. Embora seja mais comum no Brasil, ouvir o termo freira para definir as mulheres religiosas ligadas ‘a igreja católica, este termo também é utilizado por diversas religiões para se referir à mulher que vive a sua vida devotada a um caminho religioso, desde que esta siga os preceitos monásticos, entre eles a clausura e a abstinência sexual.

Quais as religiões que utilizam a denominação de freira para as suas seguidoras internas? O termo freira é utilizado na igreja católica ocidental e oriental, também se designa as religiosas das igrejas cristãs ortodoxas, igreja cristã anglicana, igreja episcopal, igreja luterana entre outros segmentos religiosos.

Existe freira na religião budista e taoísta?

Tanto no Budismo como no Taoísmo, denomina-se Monja,a religiosa que se devota a uma vida monástica e de clausura.

Freira é profissão?

O Código de Direito Canônico da Igreja Católica, defende que o sacerdócio é um estado vocacional perpétuo e sagrado,não apenas uma profissão

Quanto tempo leva para se tornar uma freira?

Geralmente para se tornar uma freira, os estudos são extensos durando cerca de cinco anos em média podendo se estender a seis anos, o que vem a depender do programa de formação sacerdotal.

O que significa uma “vocacionada”? E com qual idade posso me tornar uma?

É o nome dado às garotas que já se decidiram pelo caminho sacerdotal e estão se preparando para a longa dedicação de estudos, até que fiquem aptas a fazer os votos. Normalmente elas ingressam nesta jornada aos 12 anos de idade.

Até que idade pode se tornar freira? Não existe uma idade limite para se tornar freira, visto que pode ingressar no caminho sacerdotal a qualquer momento em que sentir “o chamado de Jesus”, entretanto a partir de uma certa idade o ser humano já passa a ter dificuldade de adaptação a uma nova forma de vida, por isso quanto mais cedo mais fácil de se adequar a esta rotina um tanto quanto rígida.

O que é um postulado para freira e quanto tempo duram?

É um processo seletivo que funciona como pré requisito, uma espécie de seminário, aonde a candidata a freira trabalhará com outras irmãs, porém arcando com suas próprias despesas. Dura em média de Um a Três anos.

Existe idade mínima ou máxima para ser freira?

Não existe idade mínima ou máxima para se tornar freira, porém como é um caminho que exige uma rigorosa disciplina, quanto mais cedo ingressar nos estudos vocacional, maior a probabilidade de adaptação.Os votos são feito a partir dos 18 anos de idade e normalmente as pessoas decidem por este caminho entre os 18 e 40 anos. Hoje em dia as comunidades religiosas estimulam as aspirantes a se dedicar aos estudos, pois a experiência profissional também é levado em conta pra se ter uma previsão da vocação que a futura freira também possa vir a desenvolver através das suas aptidões.

Porque se diz que a freira tem a Vida Consagrada?

A Igreja Católica chama de “Vida Consagrada”, o modo de vida daquelas pessoas que através da abnegação, abriram mão de sua vida pessoal, profissional, social e familiar para se dedicar exclusivamente ao caminho religioso à serviço da Igreja.

Como faço para ser uma freira?

Procure a Madre Superiora da comunidade pela qual você tem interesse em auxiliar, ou então procure o padre de sua Eucaristia para que ele lhe ofereça as informações necessárias. Você deve participar de eventos comunitários, retiros espirituais e diversas atividades em grupo antes de se tornar oficialmente uma freira para a Igreja Católica. O processo seletivo pode ter duração de até 3 anos e é preciso ter muita certeza do que você quer.

Como funciona?

No primeiro ano de testes, antes de receber o título de Freira, recebe-se o título de “Noviça”. Durante esse período já são válidos os votos de castidade, obediência e pobreza. Algumas mulheres são aprovadas em 1 ano e outras são encaminhadas para um segundo ano de testes, para confirmar se é isso mesmo que querem.

Ao fim do segundo ano, pode-se retornar à vida comum ou manter os votos da instituição Católica, depende do que você e a sua orientadora decidirem, juntas. O terceiro ano de testes ocorre com pouquíssima frequência, em casos raros. Para dedicar a vida à comunidade de irmãs, é preciso, sobretudo, ter certeza de que deseja abdicar de muitas coisas da vida comum em nome da religião.

Quais os nomes dos Institutos ou Ordem Religiosa que as freiras podem ser ligadas?

A freira normalmente escolhe mesmo antes de fazer os votos, uma Ordem Religiosa ou Congregação ou Instituto Seculares onde vai permanecer ligada pro cumprimento da sua missão. Existem vários Institutos dentro da Igreja Católica para freiras e padres, entre eles podemos destacar as Carmelitas, Celestes, Concepcionistas, Anunciadas, os agostinianos, os Capuchinhos, Beneditinos, Franciscanos etc. Geralmente são escolhidos através da afinidade que o religioso tem com o Santo Representante desta Linhagem e seguem as doutrinas e preceitos a partir da linha de pensamento daquele santo.

Quais são os votos mais comuns professados pelas freiras?

Castidade, Obediência e de Pobreza.

O que é voto de castidade?

É o compromisso assumido através do celibato (compromisso de nunca se casar) pelo religioso que vai seguir vida monástica.


 
 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes